sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Caderno Azul


Essa experiência eu vivi enquanto estagiava em um colégio particular (que eu não vou divulgar o nome).
A professora anunciou aos alunos: "Amanhã vamos usar o caderno azul". E  a sala ficou toda animada. Eu não quis perguntar do que se tratava o tal caderno para não parecer desinformada e esperei pelo dia seguinte.
Dia do "caderno azul", cheguei curiosa pra saber o que tinha de especial no caderno azul. A professora me pediu para distribuir os cadernos à turma (cada criança tinha o seu).
Quando finalmente ela pediu que as crianças abrissem o caderno azul eu quase tivesse um "ataque de riso" dentro da sala. Eu descobri que o tal caderno que eu fiquei tão curiosa para saber para que servia, era apenas um caderno comum, que por acaso é azul, se fosse vermelho, seria o dia do caderno vermelho...
Que loucura!!! Dia especial para usar caderno?! Na minha época o caderno fazia parte do material básico.
Mas a explicação pra isso é que esse colégio utiliza o que eles intitulam caderno Anglo, um tipo de apostila, que já vem com os espaços da resposta (tá alguns vão pensar: "mas as cartilhas também são assim", é,  mas eu tinha caderno), e lá as crianças não usam caderno no dia a dia.
Se isso é evolução, é o futuro... Que bom que no meu tempo de ensino fundamental usava-se caderno todos os dias porque, com certeza, exercitei a escrita muito mais que essa turma.
(Patrícia Melo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário